quinta-feira, 5 de novembro de 2009

Qual o método mais eficiente para gelar a cerveja?

No teste foram utilizados quatro métodos, veja abaixo qual o mais eficiente:

Gelo no isopor

O método clássico é mais rápido que colocar a cerveja em uma geladeira e melhor que botar no freezer, já que no isopor ela não corre o risco de congelar. Para acelerar um pouco o processo, vale colocar um pouco de água. Outra dica: as latinhas resfriam mais rápido, mas também esquentam mais depois de abertas do que as garrafas long neck.

Gelo, álcool, sal e água

Para cada saco de gelo, coloque dois litros de água, meio quilo de sal e meia garrafa de álcool. A água aumenta a superfície de contato, o sal reduz a temperatura de fusão do gelo (ele demora mais para derreter) e, por uma reação química, o álcool rouba calor. Os físicos chamam o líquido de “mistura frigorífica”.

Nitrogênio líquido

Se você for estudante ou professor de física, química ou biologia, não é difícil conseguir nitrogênio líquido nos laboratórios. Cerca de 10 litros são suficientes. Despeje devagar em um isopor (o líquido a -160 graus queima a mão); depois faça um gancho com algum metal, encaixe no anel da lata e a desça como se estivesse pescando. Retire e espere 1 minuto para beber.

Extintor de incêndio

Arranje um extintor grande de CO2, desses de corredor de prédio (um novo custa cerca de R$ 250). Junte algumas latas (não mais que cinco), mire e solte a válvula no máximo. “O gás em expansão rápida esfria o que está em volta”, explica Furukawa. Cada extintor dá para umas dez latas e a recarga custa R$ 50.


O GRANDE VENCEDOR: GELO, ÁLCOOL SAL E ÁGUA
O extintor e o nitrogênio líquido são ultra-rápidos e inegavelmente bacanas, mas um é caro e o outro pode ser inacessível. Já a mistura frigorífica é barata e a cerveja fica em ponto de bala em 3 minutos– não é nenhum sacrifício esperar, né? Um alerta: como a água fica muito fria, não é bom esquecer as latas e garrafas no isopor, porque depois de meia hora estarão tão estupidamente geladas que nem vai dar para sentir o gosto da bebida. Lembre-se também de lavar a latinha ao tirá-la da mistura. Se você insistir em usar o extintor, saiba que o usado nos carros não serve, pois tem um pó tóxico.


fonte: Revista VIP
http://vip.abril.com.br/edicoes/277/cerveja.shtml

2 comentários: