Um dos aspectos mais interessantes da cerveja é a arte complexa de combiná-la com diferentes pratos. Quando se escolhe um tipo de cerveja e pretende-se adequá-la com uma comida tenha a certeza de que há regras, mas generalizadas.
"Enquanto os experts de vinho estabeleceram regras fixas, os amantes da cerveja já pararam de tentar fixar regras severas e compreendem que existem diferentes sensações de paladar, e que é esse sentimento individual que deve ditar as regras."
Com isso em mente, a cerveja não precisa parar de se combinar com pratos picantes e sobremesas, pontos finais na combinação para o vinho. O paladar adocicado de um tipo de cerveja pode quebrar o picante de um prato mexicano, por exemplo, refrescando o paladar para melhor apreciação do prato.
O mesmo acontece com cervejas altamente lupuladas, de alta acidez, que limpam o palato do filme de gordura gerado por alguns alimentos como: queijo, batata frita e frituras em geral. Já para se aguçar a sensação do apimentado em certos pratos, pode-se recorrer também à essas cervejas com alta concentração de lúpulo, pois a adstringência do lúpulo intensifica a sensação de "picante".
Cervejas com alto teor de álcool limpam mais facilmente o palato da sensação de picante, pois os componentes da pimenta responsáveis por isso, são mais facilmente removidos da língua pelo álcool do que pela água presente nas bebidas.
Um outro exemplo de complementação que pode ser feita com cerveja é a salada verde, o caráter único das cervejas de trigo não sobrepõem o paladar e aroma sutis da salada, muito pelo contrário, só evidenciam.
Freqüentemente descreve-se uma cerveja do tipo Stout como sendo achocolatada, com aroma de torrado, nada melhor para ser combinado com uma sobremesa de chocolate. Cervejas adocicadas como a Porter também complementam bem uma sobremesa.
Podemos também combinar pelo contraste ou pela similaridade, cervejas leves com pratos leves, cervejas encorpadas, com pratos mais pesados. Peixes e aves combinam bem com as Pilsens e Ales tradicionais, e pode-se também considerar uma cerveja defumada combinando com um queijo de aroma e paladar fortes.
Podemos ter como regra básica e única, preocupar-se com a ocasião gastronômica, fazer a diferença pelo estilo escolhido de cerveja, guarde seu six-pack de pilsen para uma ocasião informal e deleite-se com uma cerveja de raro paladar e aroma num momento especial.
Fonte: Gustavo Giraud, O Frango / www.davison.com.br