quinta-feira, 29 de outubro de 2009

Halloween e as cervejas

No Brasil o Halloween não é muito comum em publicidade, porém lá fora o pessoal cria peças muito bem humoradas sobre o tema. A Guinness não deixa por menos e lança este ano a "cerveja vampira", veja abaixo:


Seguem outras publicidades de anos anteriores da própria Guinness e Heineken:













quarta-feira, 28 de outubro de 2009

terça-feira, 27 de outubro de 2009

Cerveja do Maradona


Roberto de Alba, diretor da empresa mexicana Cervecería Revolucionaria, lançou nesta segunda-feira (26/10/2009) uma cerveja em homenagem a Diego Maradona: a '10 Maradó'.

Porém, segundo Alba, a empresa ainda não conseguiu autorização do técnico da Argentina para comercializar o produto usando seu nome.

Fonte: www.globoesporte.com


Resta saber se a cerveja será tão boa quanto a Kaiser (sic)

sexta-feira, 23 de outubro de 2009

Cerveja e Gastronomia

Um dos aspectos mais interessantes da cerveja é a arte complexa de combiná-la com diferentes pratos. Quando se escolhe um tipo de cerveja e pretende-se adequá-la com uma comida tenha a certeza de que há regras, mas generalizadas.

"Enquanto os experts de vinho estabeleceram regras fixas, os amantes da cerveja já pararam de tentar fixar regras severas e compreendem que existem diferentes sensações de paladar, e que é esse sentimento individual que deve ditar as regras."



Com isso em mente, a cerveja não precisa parar de se combinar com pratos picantes e sobremesas, pontos finais na combinação para o vinho. O paladar adocicado de um tipo de cerveja pode quebrar o picante de um prato mexicano, por exemplo, refrescando o paladar para melhor apreciação do prato.

O mesmo acontece com cervejas altamente lupuladas, de alta acidez, que limpam o palato do filme de gordura gerado por alguns alimentos como: queijo, batata frita e frituras em geral. Já para se aguçar a sensação do apimentado em certos pratos, pode-se recorrer também à essas cervejas com alta concentração de lúpulo, pois a adstringência do lúpulo intensifica a sensação de "picante".

Cervejas com alto teor de álcool limpam mais facilmente o palato da sensação de picante, pois os componentes da pimenta responsáveis por isso, são mais facilmente removidos da língua pelo álcool do que pela água presente nas bebidas.

Um outro exemplo de complementação que pode ser feita com cerveja é a salada verde, o caráter único das cervejas de trigo não sobrepõem o paladar e aroma sutis da salada, muito pelo contrário, só evidenciam.

Freqüentemente descreve-se uma cerveja do tipo Stout como sendo achocolatada, com aroma de torrado, nada melhor para ser combinado com uma sobremesa de chocolate. Cervejas adocicadas como a Porter também complementam bem uma sobremesa.

Podemos também combinar pelo contraste ou pela similaridade, cervejas leves com pratos leves, cervejas encorpadas, com pratos mais pesados. Peixes e aves combinam bem com as Pilsens e Ales tradicionais, e pode-se também considerar uma cerveja defumada combinando com um queijo de aroma e paladar fortes.

Podemos ter como regra básica e única, preocupar-se com a ocasião gastronômica, fazer a diferença pelo estilo escolhido de cerveja, guarde seu six-pack de pilsen para uma ocasião informal e deleite-se com uma cerveja de raro paladar e aroma num momento especial.

Fonte: Gustavo Giraud, O Frango / www.davison.com.br

quarta-feira, 21 de outubro de 2009

CERVEJA COM O PREFEITO

Caros confrades e visitantes do blog,

Diante dos últimos posts e comentários venho esclarecer que nossa campanha para avaliar os bares em nenhum momento visa denegrir ou afrontar os locais analisados, pelo contrário, somos frequentadores assíduos destes estabelecimentos, o que nos torna de certo modo aptos para tal avaliação.

Acredito que para haver uma análise profissional é necessário aos bares contratar um profissional qualificado, o qual irá cobrar pelo serviço, em contrapartida fazemos esta avaliação sem ônus, com pessoas que são extremamente necessárias para esta cadeia alimentar: os clientes.

Ratifico que o nosso intuito é ter um canal aberto com os responsáveis pelos estabelecimentos e melhorar cada vez mais o atendimento e o nível dos bares de Santos e região.

Atenciosamente

Fábio Xavier
Prefeito EIOU e frequentador de bares e botecos desde 1998

DIREITO DE RESPOSTA: DEZ E DEZ

Caros confrades,

Segue resposta do bar: DEZ E DEZ
Lembrando que comentários ofensivos a respeito serão deletados:

Caros amigos

Obrigado pelas considerações e informamos que por muitas vezes nossos banheiros se tornam
pequenos para atender todos clientes,mas faremos o possível para consertar isso.
Na verdade em Santos precisamos de pessoas como voces para podermos melhorar nossos
serviços.
Um abraço

Renata e Dagoberto

terça-feira, 20 de outubro de 2009

DIREITO DE RESPOSTA: A BODEGA

Caros confrades,

Segue resposta do bar: A BODEGA
Lembrando que comentários ofensivos a respeito serão deletados:

Prezados Srs.,

Meu nome é Manoel Gaia, proprietário do bar o qual vcs supostamente avaliaram.
Quero deixar claro que as notas praticadas e alguns dos comentários feitos ao bar "a Bodega" não condiz com a realidade.
Todo o bom bebedor de chopp sabe que o chopp deve ser tirado a uma temperatura de 0 a 1 grau, para que seja ser vido entre 2 a 3 graus, com um colarinho de 2 a três dedos, e que deve ser servido outro chopp assim que o copo atinja marca de dois dedos do referido líquido. Caso descordem, vcs devem se pronunciar contra a Ambev, a qual nos treina mensalmenete.
Falar que o bar tem poucas marcas de cerveja, é errado, visto que possuimos chopp e pelo menos mais 11 rótulos de cerveja, tudo da Ambev, pois é a proposta da casa. Na grande maioria das casas, onde tem garrafa não tem chopp.
Quanto a quantidade de porção que é servida em uma telha pré aquecica, é pouca no caso de ser servida para mais de 4 pessoas. Ex. uma porção de picanha contem aproximadamente 600 gr de carne, 300 gr de mandioca cozida, salada básica, molho de cebola, cesto de pão e farofa. Batata frita para 10 pessoas torna a porção pequena.
Quanto as críticas sobre o bacon e o caldo de feijão, venho confirmar o erro da casa, pois tivemos um assidente logistico, onde tivemos que descartar toda a feijoada e o bacon comprado para o dia (sábado). Pena que vcs não pediram os pratos diferenciados da casa, como a trouxinha de picanha com provolone, o cupim casqueirado, a costela de porco no mel, o bolinho de mandioca com carne seca e queijo manteiga, e o mais novo bolinho de camarão com 4 queijos. Vcs viram o tamanho do bolinho servido na casa?
Dar uma nota de banheiro sujo, chega a ser leviano, visto termos todo o cuidado com a higiene possível, onde os produtos comprados são de primeira linha, o banheiro é novo, acompanhando a linha do grande Pirajá.
Quanto as pessoas que acompanham este blog, venho convidá-las a conhecer o estabelecimento e verificar o que foi falado.
As cervejas são acomodadas nas geladeiras como devem ser, e são servidas estupidamente geladas e quando em grande quantidade, em baldes de gelo.
Quanto ao barulho, ele é controlado pela casa, pois encomodam pessoas das outras mesas, assim como aconteceu. Bar não é sinal verde para barulho demasiado, balburdia e algazarra. As pessoas quando bebem podem vir a se exaltar e até falar palavras impróprias. O ambiente é familiar!
Dou meu comentário por encerrado, e convido as pessoas a comprovar ou descordar das críticas efetuadas.
Vai uma dica para melhorar ainda mais o trabalho de vcs. Vcs tem que avaliar mais a fundo o cardápio, e a proposta da casa. Peçam para visitar a cozinha e suas instalações, pois ai vcs vão ver como funciona uma extrutura e poderão avaliá-la entre ruim, razoável, boa e excelente.
Devem tb colocar o nome de cada pessoa e o grau de conhecimento o qual a capacita a avaliar o estabelecimento.
Comentários errôneos podem prejudicar uma empresa e todos os seus funcionários. Temos de ter responsabilidade ao utilizar um veículo de comunicação.

Para os que moram na região da baixada santista e vale do Paraiba, a Bodega aparecerá no programa Essencial no dia 25 de outubro de 2009, na Record Litoral. Ali vcs irão conhecer um pouquinho do que a casa proporciona.

Obrigado!

Abs.

Manoel Gaia

segunda-feira, 19 de outubro de 2009

QUEREMOS UM BAR PARA CHAMAR DE NOSSO!

Bar da vez: Dez e Dez
Endereço: Rua Piauí, 50 – Santos/SP
Data: 10/10/2009
Membros votantes: 17
Média Geral: 3,3


Coincidentemente dia 10/10/2009 fomos ao DEZ e DEZ, um velho conhecido da turma do EIOU. Onde comemoramos alguns aniversários, jogos de futebol e um quase campeonato de Felipe Massa.

O bar segue a linha informal, estilo boteco mesmo, mas não por isso pode ser desleixado. A principal reclamação persiste desde que começamos a freqüentá-lo: a falta de higiene dos banheiros masculino e feminino.

Os pratos/petiscos são bons, o que pode melhorar um pouco é sua apresentação.

Conclusão: Apesar de tudo, o bar conseguiu uma boa média geral, pois nos sentimos bem a vontade. Esperamos retornar para avaliá-lo com as melhorias necessárias e quem sabe chamarmos de “A Casa do EIOU”.

Avaliação:


sexta-feira, 16 de outubro de 2009

POST BY ED BORRA

Prezados Confrades,

Momento culinário!!!

Maminha ao molho de cerveja preta!

(imagem ilustrativa)

Ingredientes:
* 1 kg de maminha
* 3 Dentes de Alho amassados
* Azeite a gosto
* 1 Pacote de creme de cebola
* 1 garrafa de cerveja preta pequena (cerveja preta não é Malzbier, presta atenção pequeno gafanhoto!!!)

Preparo:
Lave a carne e tempere com o alho e azeite de deixe descansar por 1 hora.
Em uma Panela coloque azeite e doure a maminha.
Pegue outra panela e coloque o creme e a cerva e dissolva bem, nada de preguiça!
Coloque este molho e deixe cozinhar por 1h30 min.
De final retire a carne fatie ela e cubra com o moho.

Bom apetite a todos.

Que a Força do EIOU esteja sempre conosco!

quinta-feira, 15 de outubro de 2009

QUEREMOS UM BAR PARA CHAMAR DE NOSSO!

Bar da vez: A BODEGA
Endereço: Rua República Argentina, 80 – Santos/SP

Data: 10/10/2009

Membros votantes: 10

Média Geral: 2,4


Na antevéspera de feriado resolvemos iniciar a campanha “QUEREMOS UM BAR PARA CHAMAR DE NOSSO”. Para saber se o bar é compatível com nossa confraria precisa ter média mínima de 4.

Primeiramente bebemos chopp e antes mesmo do término do líquido, faltando cerca de dois dedos, o garçom sem nenhuma cerimônia retira o copo e coloca outro cheio. Tudo bem que presteza no atendimento é importante, mas desperdício não.

Pedimos uma porção de fritas com bacon, não tinha bacon. Realmente uma iguaria difícil de ser encontrada, por isso da sua falta.

Olhamos o cardápio novamente resolvemos pedir o famoso caldinho de feijão e para nossa surpresa, em pleno sábado de feijoada: Acabou!

Para finalizar, eram cerca de 19:00, e estávamos em uma turma de dez pessoas, quando para encerrar com chave de ouro, o garçom manda “falarmos mais baixo”.

Conclusão: Os petiscos, quando não faltam, são bons. Entretanto A Bodega não é um bar, e sim um restaurante.
Um grupo de dez pessoas consumindo R$ 200,00 é preterido em relação a um casal gastando muito menos.Justificar
Avaliação:

quarta-feira, 14 de outubro de 2009

POST BY ED BORRA

Prezados Confrades,

Essa é a OXOTA, cerveja russa com 8% de álcool (As brasileiras têm na média de 4,5 a 5%).





Você já tomou a sua???


Que a Força do EIOU esteja sempre conosco!

segunda-feira, 12 de outubro de 2009

CERVEJA COM O PREFEITO

Caros Confrades,

Presente do Dia das Crianças:

Porque o EIOU somos nozes!

Fábio Xavier
Prefeito

domingo, 11 de outubro de 2009

O mistério do vestidinho branco de renda


Confrades,

Venho a público esclarecer que o pedido do vestidinho branco de renda não foi feito por minha pessoa, mas sim pela minha assessora que erroneamente utilizou-se da conta do blog da confraria para fazer o pedido.

Sendo assim refuto todos os comentários maldosos dirigidos a mim, mesmo porque o pretinho básico é sempre o preferido das mulheres.

Atenciosamente

Fábio Xavier
Prefeito