segunda-feira, 19 de julho de 2010

CERVEJA ITALIANA

A Itália possui bom terroir para vinhos, no entanto que o país é tratado com muito respeito mundo afora. Porém agora outra bebida esta levando o país novamente as manchetes das príncipais mídias: a cerveja.
Isso tudo devido a um movimento que foi tomando corpo no final da década de 90, o movimento Homebrew. Era uma período dificil aonde as únicas opções eram as famosas lagers comerciais, com pouco sabor e aroma. Qualquer semelhança não é pura coinscicidência. Porém o final desta história para os italianos está sendo melhor, devido as opções, criações e criadores de cerveja.

A cena cervejeira italiana está vindo firme e consistente. Com cada vez mais produtores saindo das panelas para microcervejarias. E o mais importante disto é que muitos são audaciosos, não aumejando produzir cerveja leves ou somente refrescantes e sim cervejas com diferencial, com característica própria.

No entanto que o número de cervejeiros no país é grande. Os próprios cervejeiros caseiros italianos estão indo se especializar em outros países, como Alemanha, Bélgica, EUA ou Inglaterra, ou seja, nos principais berços cervejeiros do mundo.

A maioria das micro cervejarias na Itália, variam bastante de estilo. Passando por praticamente todas as escolas, mas obviamente que cada uma adiciona o seu toque as receitas, deixando muitos estilos com características próprias.

Uma destas crias é a BB10 da Cervejaria Barley, que fica na cidade de Maracalagonis, na região da Sardenha (Sardegna) ao norte da Itália. A região é um grande berço de micro cervejarias.A cervejaria Barley surgiu da idéia dos dois amigos, Nicola Perra e Isidoro Mascia, e foi inaugurada em agosto de 2006.

Todas as cervejas não são pasteurizados, nem filtradas e refermentam na garrafa. Segundo os amigos este é um método de produção que permite o refinamento da cerveja na garrafa, fazendo com que seus aromas e sabores fiquem em contínua evolução e aperfeiçoamento. A carbonatação é, portanto, completamente natural e dá à cerveja um melhor drinkability e uma espuma perfeita.

São três as cerveja em linha ao longo do ano: Friska - Witbier com 5% alcool, a Devil's Saddle é uma bière de garde com 6,5% alcol e a ultima é a Toccadibò - uma Strong Golden Ale com 8,4% alcool. Os amigos têm implementado cada vez mais estilos a familia, a maioria utilizando ingredientes ligados a região da cervejaria, como a uva Cannonau, mel orgânico entre outros adjuntos para para criar alguma cerveja sazonal.

As receitas criadas pela cervejaria logo foram reconhecidas, sendo utilizadas para curso de sommerliers na Itália e caiu no gosto de especialistas americanos, que ajudou a abrir as portas, exportando para o país ianque.

A BB10 é um exemplo de bebida que se destaca, vem abocanhando nos ultimos três anos os primeiros lugares no Campionato Italiano Birre Artigianali. A cerveja é complexa pois quando foi criada os amigos sabiam que estavam livres para embarcar em uma experimentação ousada. Cada vez mais caracterizada pela utilização de ingredientes incomuns, porém estreitamente ligados a área de produção. É o caso da BB10, uma cerveja do estilo Barley Wine que leva mosto das uvas Cannonau, cepa típica da região onde fica a cervejaria.


Barley BB10

Ficha técnica:

Cerveja: Barley
Tipo: Barley Wine
Apresentação: Garrafa 750ml
Álcool: 10%
Cor: Avermelhada bem escura, baixa translucidez, brilhante.
Espuma: Média formação, média duração.
Aroma: Notas doces, chocolate, frutas secas (passas), torrefação, notas citricas.
Paladar: Médio corpo, torrefação, leve acidez, chocolate, álcool, ligeiramente doce, seca, sensação residual com alcool bem inserido.
Comentário: Cerveja complexa, porém falta um maior caráter de malte para caracterizar o estilo. Além disso a sensação de torrefação se destaca demais. Um ponto positivo é a complexidade da cerveja, o álcool muito bem inserido no conjunto, surgindo apenas ao final misturado a acidez da uva.

Nenhum comentário:

Postar um comentário